Treinamento Funcional.
Breve relato sobre como conheci essa “nova” opção de treino, feito para quem prefere alternativas aos treinamentos convencionais e alguns de seus benefícios.

Sou do tempo em que para se obter saúde, condicionamento físico e tônus muscular íamos para as aulas de educação física que o Estado nos obrigava a ter e fazíamos ginástica ( estou rindo porque acho a palavra “ginástica” engraçada o suficiente para rir a ponto de perder a concentração no texto).
Isso foi algo que me manteve ocioso por muito tempo. Eu entendia a importância dos exercícios físicos mas não conseguia me enquadrar nas opções que me eram oferecidas. Quando tentei o popular futebol, logo percebi que tenho dois pés esquerdos. Tem hora que tenho a impressão de que mal sei andar de tanto que eu tropeço quando estou caminhando.
“Quando tentei o popular futebol, logo percebi que tenho dois pés esquerdos. Tem hora que tenho a impressão de que mal sei andar de tanto que eu tropeço quando estou caminhando.”
Tentei basquete, mas eu era tão lerdo que as pessoas sempre diziam que eu tinha feito alguma coisa fora das regras e eu sempre acreditava. Talvez tivesse feito mesmo, mas eram tantos erros consecutivos que hoje em dia nem assistir pela TV eu assisto.
Me achei no vôlei, mas aí a genética jogou contra mim. Comecei como meio de rede ( jogador mais alto do time ) e quando terminei eu era levantador ( jogador mais baixo, geralmente ).
Depois de um tempo descobri que a musculação era a atividade que eu mais gostava, e sinceramente achei que não viesse a encontrar mais muita coisa dentro da área das atividades físicas que realmente me fizesse a cabeça. Mas sim, acreditem ou não eu estava enganado. Bastou uma aula dessa “nova” modalidade de treino para eu começar a rever meus conceitos.
O treino de circuito/funcional/intervalado traz uma série de benefícios como emagrecimento, tonificação e ganho muscular, definição corporal, em fim, uma centena de coisas. Na real, tudo depende do interesse do atleta. Se a finalidade é o ganho de massa, um treino especifico para isso será montado. Afinal, tudo depende do que e para quem, como já foi mencionado na entrevista.
Lembre-se que o verão está chegando e junto com ele as festas de fim de ano, férias, carnaval… É sério que você vai ficar em casa se escondendo da vida por estar mal condicionado(a) ou acima do peso ? Mova esse traseiro e vá viver, rapaz ! ( moças também, claro! )
Ouça a entrevista com o professor/personal Gustavo Silvestre na caixa de áudio logo após a foto e um vídeo com uma breve ( breve mesmo ) exposição de como funciona o treino.
ps: registro um agradecimento especial a academia Aqua Fitness por nos ceder tão gentilmente o espaço para a produção desse conteúdo.